Tráfego Pago Para E-commerce do Jeito Certo
- Bruno Pavan
- 3 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Entenda neste post como fazer tráfego pago para e-commerce do jeito certo, focado em crescimento e resultados sustentáveis.

Tráfego Pago Para E-commerce
O tráfego pago é um meio para que os e-commerces possam atingir as metas de visitas diárias e vendas no site. Pensando em canais de tráfego pago, ainda há uma predominância no mercado para o Google Ads e o Meta Ads. Pontanto, neste artigo vamos priorizar o tema nestes dois canais.
No mundo do comércio eletrônico, conquistar a atenção do seu público-alvo é crucial para o sucesso. Uma estratégia eficaz para impulsionar o tráfego e aumentar as vendas é o uso de tráfego pago. No entanto, é vital compreender como utilizar essa ferramenta de forma eficiente para garantir o retorno do investimento necessário para a operação.
Índice:
1. Priorize um canal de tráfego
2. Conheça o seu público-alvo
3. Respeite a fase de aprendizagem
4. Utilize o remarketing corretamente
5. Otimização e análise constantes
Priorize os Canais de Tráfego
Hoje em dia existem diversos canais de tráfego disponíveis para serem utilizados, mas isso não significa que tudo serve para todos. Precisa haver uma priorização estratégica, assim evitando gastos inúteis com pouco resultado. Recomendamos priorizar o Google Ads para e-commerces pois ele possuí a capacidade de mostrar os produtos para as pessoas que já estão pesquisando por eles na internet. Sendo assim, a audiência é mais qualificada que outros canais de descoberta como o Meta Ads.
Conheça o seu Público-Alvo
Conhecer o seu público-alvo vai além de simplesmente saber quem é o seu potencial cliente. É também entender o que ele consome de conteúdo e principalmente como ele consome esse conteúdo.
Sabendo disso você criará conteúdo relevante no seu site, nas páginas dos produtos e consequentemente nas mídias pagas. A experiência que você entrega para as pessoas nessa jornada é muito relevante para ter melhores entregas nos leilões do tráfego pago e maiores taxas de conversão.
Não anuncie para o Brasil todo, nem tente vender para todo mundo. Segmente corretamente seus anúncios para as regiões, gêneros e idades com maior potencial de compra para o que você vende.
Respeite a Fase de Aprendizagem
Toda campanha de tráfego pago passa por uma fase de aprendizagem sempre que é criada ou passa por uma otimização significativa. Esta fase na maioria das vezes possuí resultados abaixo da média ou oscila muito ao longo dos dias.
Campanhas como a Performance Max do Google Ads possuí uma fase de aprendizagem maior por ser uma campanha inteligente gerenciada por IA (inteligência artificial), geralmente de 21 até 30 dias. Outras campanhas mais simples como as da rede de pesquisa ou as de remarketing no Meta Ads ganham tração em menos dias.
É importante respeitar essa fase e literalmente "deixar rolar". Deixa a campanha usar a verba e veicular normalmente neste período para posteriormente ser otimizada com mais precisão e eficácia.
Utilize o Remarketing Corretamente
O remarketing é uma estratégia de marketing que tem por objetivo impactar novamente a pessoa que já interagiu com o seu negócio de alguma forma. Seja pelo site, pelos anúncios ou nas redes sociais.
Para que esta estratégia tenha eficácia é fundamental controlar a frequência dos anúncios para essa audiência limitada. Se a frequência for muito alta você pode estar gerando incomodo, e se for muito baixa você pode não estar aparecendo o suficiente para gerar a lembrança de marca e intenção de compra.
As campanhas que utilizam inteligência artificial para serem veiculadas fazem este controle de forma automática, já as campanhas manuais você pode controlar através da verba diária destinada para elas. Recomendamos as seguintes frequências: Janela de 7 dias: frequência de 3 até 4 vezes;
Janela de 14 dias: frequência de 5 até 7 vezes;
Otimização e Análise Constantes
Para garantir o sucesso das suas campanhas de tráfego pago, é essencial monitorar regularmente o desempenho dos seus anúncios e fazer os ajustes conforme necessário. Utilize os painéis dos gerenciadores de anúncio para analisar métricas importantes, como taxas de cliques, taxas de conversão e retorno sobre o investimento (ROAS).
Ferramentas de análise de dados complementares como o Google Analytics são fundamentais para otimizações mais profundas e complexas. Com base nessas informações, você poderá otimizar suas campanhas para obter resultados cada vez melhores em longo prazo.
Conclusão
O tráfego pago pode ser uma ferramenta geradora de resultados para o seu negócio, ou uma verdadeira dor de cabeça se não for utilizada da forma correta. Isso vai depender da estratégia do negócio bem estruturada e planejada e principalmente das pessoas que estiverem gerenciando o tráfego.
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