Como aumentar o faturamento do e-commerce
- Bruno Pavan

- 25 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Nesse post você vai entender como aumentar o faturamento do e-commerce e quais são os fatores que ajudam ele crescer.
Com o aumento da concorrência no mercado de e-commerce, pode ser difícil manter ou aumentar o faturamento da sua loja virtual. No entanto, existem diversas estratégias que podem ajudar a impulsionar as vendas e aumentar a receita do seu e-commerce. Neste artigo, vamos apresentar os motivos que ajudam a sua operação crescer e faturar mais.

Confira os motivos que ajudam aumentar o faturamento do e-commerce e fazer ele crescer com rentabilidade e previsibilidade:
1. Invista no estoque da operação
2. Trabalhe bem a mídia
3. Gere alcance para o seu e-commerce
4. Aumente o LTV dos clientes
5. Estude sobre o mercado e tendências
Invista no estoque da operação
O estoque é o principal fator que gera potencial de crescimento e escala no e-commerce. O aumento do faturamento vem sempre depois do crescimento do estoque, caso contrário a operação pode ter diversos problemas operacionais. É muito importante ter bons fornecedores e parceiros comerciais que vão garantir a entrega da mercadoria para o seu estoque, dentro do valor que a sua operação pode pagar e no prazo devido.
Via de regra uma operação precisa ter três vezes mais valor de mercadoria em estoque do que o faturamento que ela pretende atingir. Por exemplo, um e-commerce que precisa faturar cem mil reais no mês, tem que ter no primeiro dia em estoque trezentos mil reais. Em casos de grade mais ampla como calçados e vestuário essa cobertura pode chegar até cinco vezes.
Trabalhe bem a mídia
Com o estoque alinhado, é imprescindível trabalhar corretamente a mídia dos produtos para gerar o tráfego necessário e consequentemente as vendas e o faturamento desejado. Busque diversificar a mídia entre pelo menos dois canais. Os principais do mercado hoje são o Google Ads e o Meta Ads.
No Google Ads é muito importante trabalhar no shopping e a rede de pesquisa para que as ofertas estejam presente no maior comparador de preço do mundo e os usuários possam escolher a melhor opção de compra.
No Meta Ads invista em gerar o desejo e a intenção de compra necessária para os usuários e potenciais clientes. Trabalhe bem o remarketing com quebras de objeções e a frequência necessária para gerar lembrança de marca e intenção de compra.
Não existe aumento de receita sem aumentar o investimento em mídia, pois o número de sessões no site irá aumentar e consequentemente as chances de vender e faturar mais.
Gere alcance para o seu e-commerce
Com o estoque a mídia alinhados é hora de buscar o potencial de alcance que a sua loja virtual tem. Aqui engloba-se tanto os canais pagos quanto os canais orgânicos que inevitavelmente no longo prazo ganha mais palavras-chave pois a quantidade de produtos no site aumentou e consequentemente o tráfego orgânico crescerá.
Para atingir da melhor forma esse alcance, atente-se ao cadastro correto dos produtos, respeitando as regras de SEO e otimizando o conteúdo para o usuário ter a melhor experiência de navegação. Por exemplo, diversas imagens do produto em vários ângulos e ambientes diferentes. Descrições com pelo menos trezentas palavras destacando as principais palavras-chave do produto. O título e a URL com os principais termos que o usuário pesquisa nos motores de busca.
Aumente o LTV dos clientes
Hoje em dia uma operação que não olha para o LTV dos clientes está fadada ao fracasso no futuro, pois o que gera rentabilidade sustentável em longo prazo são os clientes que compram várias vezes do seu negócio. Para que isso aconteça é imprescindível a diversificação de ofertas para o mesmo público-alvo, trabalhar bem os atendimentos de pré-venda e pós-venda e principalmente manter um relacionamento ativo com esses clientes.
"A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos" Philip Kotler. Grandes marcas que se consolidaram no mercado trabalharam muito bem esse aspecto nos clientes, tornando-os defensores e promotores da empresa (de forma gratuita muitas vezes). Por isso sempre olhe com carinho para cada cliente que depositou sua confiança e dinheiro no seu e-commerce, trabalhe para que ele nunca mais saia e seja um verdadeiro embaixador.
Estude sobre o mercado e tendências
O digital é um ambiente muito acelerado. A maioria das coisas rapidamente perdem seu valor ou validade. Estamos na era da informação, onde o conhecimento vale mais que o dinheiro. Invista seu tempo em estudar as tendências de mercado e o comportamento dos consumidores em potencial da sua loja virtual. Aproveite também para melhorar a gestão e os processos operacionais do seu negócio, assim ganhando escala de tempo e de margem na sua operação.
Conclusão
O tripé do crescimento do e-commerce é baseado no estoque, mídia e alcance. Esses três fatores se bem trabalhados em longo prazo produzem grandes empresas que faturam milhões por mês em suas lojas virtuais. O conhecimento e humildade de estar em constante estudo e evolução são complementos que ajudam a potencializar esse crescimento de forma exponencial.
