5 maneiras de melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce
- Bruno Pavan

- 24 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Confira nesse post 5 maneiras de um e-commerce melhorar a sua taxa de conversão e maximizar os resultados.
Se você administra um e-commerce, provavelmente já sabe o quão importante é a taxa de conversão para o sucesso do seu negócio ou ouviu falar do termo CRO (Conversion Rate Optimization). A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do seu site que realizam uma compra. Quanto maior for a taxa de conversão, mais vendas você terá e maior será a receita captada.

Mas como melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce? Aqui estão 5 maneiras de potencializar seus resultados:
1. Melhore a experiência do usuário no seu site
2. Invista em conteúdo de qualidade
3. Faça uso de técnicas de remarketing
4. Tenha uma boa composição comercial
5. Ofereça um bom suporte ao cliente
Melhore a experiência do usuário no seu site
Uma das principais razões pelas quais os visitantes abandonam um site sem fazer uma compra é a má experiência do usuário. Certifique-se de que seu site seja fácil de navegar, rápido para carregar e atraente visualmente. Coloque-se no lugar do cliente e verifique se é fácil encontrar produtos, navegar pelas páginas de produtos, fazer login, adicionar produtos ao carrinho e finalizar a compra.
Nós da Pulse E-commerce contamos com um grande parceiro nessa área que é a Odo Digital, empresa referência em layout e temas para e-commerces.
Invista em conteúdo de qualidade
O conteúdo é uma ferramenta poderosa para aumentar a taxa de conversão. Certifique-se de que suas descrições de produtos sejam claras, precisas e atraentes. Tenha pelo menos 300 palavras nas descrições, essa prática além de ajudar o usuário a encontrar as informações que precisa também aumenta a qualidade do SEO da página.
Inclua imagens de alta qualidade que mostrem os produtos em diferentes ângulos e em uso. Considere adicionar vídeos para demonstrar seus produtos em ação ou para fornecer tutoriais úteis aos seus clientes, porém tenha muito cuidado para não tornar a página do produto pesada e lenta.
Faça uso de técnicas de remarketing
O remarketing é uma técnica de publicidade que permite que você alcance os visitantes que já visitaram o seu site por exemplo, mas não fizeram uma compra e abandonaram a navegação por algum motivo.
Essa técnica permite que você mostre anúncios relevantes aos visitantes em outros sites que eles visitam, ou impactá-los novamente nas redes sociais. Isso pode ser uma ótima maneira de trazer de volta visitantes que já estiveram no seu site ou que engajaram com os perfis da sua empresa e que podem estar interessados em fazer uma compra.
No remarketing utilize de anúncios com quebra de objeções, cupons de desconto e apresentação de processos internos da empresa por exemplo. Dessa forma você maximiza a personalização da jornada de compra e aumenta as chances de conversão desses usuários.
Tenha uma boa composição comercial
Um dos maiores motivos de abandono de carrinho em e-commerces é o uso de composições comerciais erradas. Entre eles o principal motivo são os altos custos de frete e taxa de juros para parcelamentos. Crie uma boa composição comercial em que os custos de envio não ultrapassem de 8% à 10% do valor do pedido e trabalhe com bons gateways de pagamento que ofereçam taxas atrativas na precificação do produto para que o consumidor tenha parcelamentos sem juros.
Ofereça um bom suporte ao cliente
O suporte ao cliente é fundamental para o sucesso do e-commerce, tanto pré-venda quanto pós venda. Certifique-se de que seus clientes possam entrar em contato com você facilmente em caso de problemas ou dúvidas. Forneça respostas rápidas e úteis aos seus clientes. Considere oferecer suporte ao cliente por telefone, chat ao vivo ou e-mail profissional.
Uma excelente estratégia de longo prazo é trabalhar grupos vips em canais como o WhatsApp, onde os clientes terão acesso à informações privilegiadas, lançamentos antecipados, cupons entre outros benefícios. Essa prática se realizada com estratégia e consistência gera grande aumento de LTV (life time value) e consequentemente da taxa de conversão.
Conclusão
A taxa de conversão é uma das principais métricas para o sucesso de um e-commerce. Para melhorar sua taxa de conversão, certifique-se de que seu site ofereça uma excelente experiência ao usuário, invista em conteúdo de qualidade, faça uso de técnicas de remarketing, ofereça promoções e descontos atraentes e ofereça um excelente suporte ao consumidor.
